domingo, 8 de março de 2015

Ser e fazer feliz

Estava à mesa, hoje pela manhã, café matinal e me vem uma imagem lá de bem distante. A mesa posta, um cheiro enchendo a casa de tão gostoso, meu pai chegando do trabalho, suado e a deixa: “Vamos todos tomar café”. Ah, que trabalheira! Desde os primeiros minutos daquele dia ela não parara, cuidara de tudo: Café da manhã, fardas escolares com o conga, meias, calças/saias azul de nylon, camisas/blusas (Volta ao mundo) branca; lanches nas lancheiras recheadas de carinho. Seguia-se, então, a tarefa de deixar a casa em ordem com roupa a ser lavada e almoço a preparar. Na volta da escola lá estava a mesa pronta e, após o banho de cada um de nós, a mesma voz: “Vamos almoçar, meninos”. Ela era uma mulher de muitos afazeres, também lecionava culinária, confeitaria, tapeçaria, bordado, corte e costura além de bem desempenhar a arte de ser mãe.
Hoje me dou conta dessas multi mulheres em minha vida. Minhas tias, primas e irmãs também estiveram muito presentes em minha formação para a vida. No momento em que lembro minha mãe e suas prendas, me passa também um filme das tarefas de Parícia, minha esposa, na labuta caseira, numa repetição daquilo que fizera minha mãe, Maria do Carmo e minha sogra, dona Judi de Lourdes. Dar conta de uma casa e tudo que nela se acerca, não é tarefa fácil. Muito menos cuidar, educar e encaminhar os filhos para a vida. Ser mãe, esposa e administradora de algo tão sublime na vida de cada um de nós, não é tarefa para se cumprir sem carinho e a dedicação tão implícitas nesse cuidar. Família e casa, haja complexidade, tarefa hercúlea. Só com muita arte, mimo e jogo de cintura se pode dar conta de tanto.
É através delas que homenageio cada uma dessas mulheres espalhadas por este mundão afora. Nem todas com essa aptidão para ser mãe e cuidadora, mas com suas peculiaridades na arte de ser mulher-cidadã, cuja vocação é ser e fazer feliz.

Um comentário :

  1. Lembrança boa! Aprendi até confeitar bolo...
    Nossas mães eram "mulheres prendadas".

    ResponderExcluir