sexta-feira, 20 de março de 2015

Eu sou de um tempo...

O confrade Evaldo Brasil instiga a mim e ao historiador/poeta Rau Ferreira a escrever – em gotas homeopáticas – algo sob a temática “Eu sou de um tempo... – Versos de um poema em construção”. E inicia, lá no Facebook com a seguinte provocação:
"Eu sou de um tempo em que se usava sacola de plástico pra levar caderno e livro à escola já hoje temos um kit completo gratuito..."
Então me dei o direito (provocado que fui) de complementar:
"Eu sou de um tempo 
Em que o sertanejo calejado 
Era obrigado a cortar terra com pá e picareta 
Em busca do sustento da família 
Nas emergências da vida 
Hoje temos as bolsas que o livra da fome 
E o coloca no Shopping, feiras, mercados..." 
“Eu era feliz e não sabia”, já dizia a canção do célebre Ataulfo Alves. Minha prima Inês me entregava a caderneta e sentenciava: “Vá na bodega de Seu Modesto e traga o que tem aí na lista. Vou cuspir no chão, se você chegar e estiver enxuto, já sabe como é que é, né!”. Aquela minha prima vazia as vezes de Dona do Carmo, minha mãe. Tinha-se respeito por ela e o mandado que saísse a seu modo. Na bodega de Seu Modesto não carecia cartão crédito. Crédito tinha quem comprava e pagava. De lá não se precisava levar uma compota de manteiga, se levava “uma quarta”, correspondente a duzentos e cinquenta gramas. Óleo em lata, só se se quisesse o freguês. 
Comprava-se uma xícara ou um copo, uma medida qualquer sem precisar (por imposição do mercado) comprar lata, saco, compota ou litro, nos formatos de hoje. O pão chegava no balaio de seu Joaquim, um português de sotaque arraigado. A sacola era de pano com o distintivo “Pão”, bordado à mão. O leite amanhecia na janela, acondicionado em garrafa vítrea apropriada sem se correr o risco de furto. Eu sou do tempo...

2 comentários :

  1. A temática é a vida cotidiana, na perspectiva da comparação, para servir de reflexão a quem parece ter nascido ontem e só conhecer o agora... o mote, Eu sou de um tempo, é a repetição possível para entrar no trânsito da volta no tempo. Então, vai ter mais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outros virão, Evaldo Brasil. Com um mote tão interessante é só aguardar!

      Excluir