quinta-feira, 12 de março de 2015

Tareco e mariola

Petrúcio Amorim: "Eu não preciso de você..."
Este ano estaremos apresentando o 9º Arraial Itararé. Jogo de cintura é o primeiro ingrediente para que as coisas saiam nos “trinques” como, aliás, têm se dado até então. Uma equipe mais que integrada e uma direção pra lá de competente fazem daquele programa um dos maiores atrativos juninos da TV paraibana. E nós lá – Jerimum e Xiquexique – esbanjando uma belezura sem precedentes. Marcos Farias, Mayra Barros e Sandra Belê são as grandes almas que conosco dividiram o palco nas apresentações na sequências em que foram citados aqui.
Por aquele palco já passaram grandes astros e estrelas nacionais, cada um com seu talento a demonstrar a pujança da nossa arte, principalmente no que tange à musica genuinamente nordestina. Um dos episódios que marcaram este grande encontro ficou gravado pelo inusitado da entrevista. Num dos programas contamos com a presença honrosa de Petrúcio Amorim, autor de Tareco e mariola, dentre outros tantos sucessos. Havia combinado com meu competente e entusiasta diretor Saulo Queiroz que teria um momento de muita emoção no programa, mas sem entrar em detalhe. Senti-me à vontade pra fazer o que me desse na "telha", com a cumplicidade dele, claro.
Talvez por conhecer nossa forma de atuar, Saulo deixou-me à vontade. Anunciamos Petrúcio que entra, canta e encanta. Aí vem aquele pedido de um telespectador: “Canta Tareco e mariola”. Anunciei o pedido sem deixá-lo emendar na música. Pedi que contasse como nascera uma das mais belas letras do cancioneiro brasileiro. Petrúcio desata o nó da história e conta que fora apresentar um projeto para cantar no palco principal, em Caruaru, sua terra natal, nos festejos juninos. Recebeu como resposta a desculpa de que não teria, ainda, estatura artística para cantar naquele palco. O prefeito da época não imaginara que ali estava um dos grandes compositores/intérpretes da música nordestina.
“Fui pra casa cabisbaixo, não aceitando aquela negativa. A raiva me fez dar o troco em uma canção feita dali a pouco e logo consagrada na música popular brasileira", desabafou. Tareco e mariola foi a inspiração em forma de revide a quem não tem conhecimento nem sensibilidade para ir à fonte da poética musical. Optou por recitar antes mesmo de cantar. Aí Petrúcio não se conteve, embargou a voz, chorou e emocionou a todos: “Você foi longe / Me machucando provocou a minha ira / Só que eu nasci entre o velame e a macambira / Quem é você pra derramar meu mungunzá...”.

6 comentários :

  1. Afinal que é o autor da canção Tareco e Mariola, Flávio José ou Petrúcio Amorim?

    ResponderExcluir
  2. Olá, Pedro! A canção, sem dúvida, é do talentoso Petrúcio Amorim, como consta no texto acima.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou fã dos dois mas queria saber qual a participação de cada um na musica Pois não só essa mais muitas outras não quem é o autor.

    ResponderExcluir
  4. Geralmente é nesses momentos de raiva, dor ou outro tipo de emoção que vem as mais belas canções, como foi o caso de tareco e mariola.

    ResponderExcluir
  5. Petrúcio Amorim, um dos mais célebres compositores do musical e povo nordestino, sem dúvidas, é conhecido no Brasil inteiro. Parabéns, amigão! Mas, com efeito, o político que o humilhou, deste vate desprezado, o que se sabe dele? Continue, Amorim. Nós, os nordestinos, amamos sua obra na sua totalidade. Outra coisa: você é imortal entre nós. Um forte abraço. Marco Aurélio

    ResponderExcluir