terça-feira, 17 de março de 2015

O boato do dinheiro

Eu com Simão: A história nas entrelinhas
"Recebi uma herança e não sei o que fazer com o dinheiro. Dá pra comprar uma fazenda de médio porte e umas 50 cabeças de gado”. Nas bodegas de seu Gino e seu Gilvan não se falara de outra coisa senão dessa conversa de Joel Rodrigues. Era pra mais de 100 contos de réis, dinheiro a se perder de vista. Dali a alguns minutos pediu a conta em uma, foi para a outra bodega contando a mesma história. "Vou viajar e não pretendo levar tanto dinheiro. Acho que vou deixar aos cuidados do prefeito Chico Avelino".
Conta-me Vicente Simão que o prefeito Chico Avelino não ficara com quantia nenhuma. Era tudo invencionice de Joel, homem esperto e cheio dessas artimanhas. Com o rumor de tanto dinheiro em casa do prefeito as demais autoridades se reuniram e ponderaram que tomasse todos os cuidados a fim de preservar aquela quantia. Chico Avelino, por sua vez, negava haver recebido qualquer que fosse a quantia. Aquilo era pura falácia. Não levassem aquele boato a sério. Ficassem tranquilos aqueles seus pares.
Quase quatro anos mais tarde reaparece Joel Rodrigues. Desce da marionete saúda alguns transeuntes e entra na bodega de seu Gino que logo lembrou da história: “Veio buscar o dinheiro?”, pergunta. “Sim!”, respondera Joel. Voltara para matar a saudade de sua terra e reaver o dinheiro confiado ao prefeito. Essa conversa logo se espalhou pela cidade inteira. Aquilo passou a incomodar o prefeito, até então sem nenhuma preocupação. Chico Avelino procurou o delegado - Sargento Trigueiro, o juiz de direito e o vigário que rápido intimaram Joel aos esclarecimentos.
A oposição tratou de se aproveitar do momento pré-eleitoral. Joaquim Virgulino da Silva, candidato a prefeito, espremendo-se em meio à multidão, delegacia a dentro, chama a atenção do delegado Trigueiro. Segundo relato de Vicente Simão, Joaquim Virgulino pensara inventar uma história, tirar Joel da enrascada e sair por cima, como se devolvesse a herança em discussão. Chega, então, à presença do delegado, prefeito e demais autoridades, apresentando sua solução para aquele caso. 
- Doutor! Meu amigo Joel cometeu um engano. Ele esqueceu que deixara todo aquele dinheiro aos meus cuidados, sabendo se tratar de um homem honrado e cumpridor dos deveres. Tô certo, Joel? 
- Esqueci não, seu Joaquim Virgulino. O dinheiro que deixei com o senhor eu recebo outra hora. Primeiro quero receber o que eu deixei com o prefeito.

Um comentário :