quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Só Freud explica

Publiquei “Sorrateiro”, dia 18 do último janeiro: “... Era um gato! Deu as caras quando da visita de uns amigos recifenses. ... Eu, confesso, sou arredio a qualquer animal que me deixe propenso ao apego. No passado, ainda criança, convivi com Tango, mais tarde vieram Rex, Langoni, Frank, Sinatra e Bilú, todos da família canina. Luma, Gregor e Mimi foram os felinos também de época remota. Xande, o último felino, aceitamos de presente com muita relutância de seu Silvestre. Mari, hoje irmã Mariângela, convenceu o avô a criar o gatinho cheio do dengo de toda a casa até que foi ‘resgatado’ por sua mãe, sumindo pelos telhados da Maternidade São Francisco de Assis. Todos sentimos, choramos o sumiço de Xande, o apego é inevitável”.
A partir desse relato verão vocês que nada tenho de bisbilhoteiro, posto que Caco é como o batizei com alguma relutância intramuros. Só agora, pela bisbilhotagem de uma amiga descobrimos sua verdadeira identidade. Caco é Coca. E a descoberta - só Freud explica -  ainda me chega com a ressalva do “Prepare-se: Você será avô!”. Dei de ombros, nada muda. E tudo muda! Mesmo arredio fui dando atenção, alimentando. Ele (que agora é ela) foi se encostando, já arrumara lugar para dormir, se espreguiçar em minha rede e nos alentar com seu miau, miau tão cativante, nem sempre à busca de comida, mas carinho.
Ocorre que não posso me apegar a ela. Minha frequência afetiva deverá ser limitada ou darei com os burros n’água, como me ocorrera antes. Ela vem de além muros, não tem uma presença que justifique a doação que reluto em dar. De uma hora pra outra ela some, simplesmente. Pronto!
Prefiro manter as coisas como estão. Caso apareça com aquele seu miau, miau tão cativante retribuo da melhor forma possível. Posso até lhe fazer uns cafunés. Fora disso nada a combinar. Que ela siga com seu jeito estranho de só aparecer quando lhe aprouver. Isso causa-me espanto, às vezes, mesmo assim será amada. Sempre que voltar, como naquela canção de Lancellotti, ao contrário do que muitos pensam!

Nenhum comentário :

Postar um comentário