terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Ao contrário do que muitos escrevem I

À tarde de hoje fizemos um périplo pelo centro de Esperança. Numa das visitas, um cartaz nos chama a atenção: “ENTRADA RESTRITA SÓ A FUNCIONÁRIOS”. Ao contrário do que muitos escrevem, muitos escrevem ao contrário. Evaldo Brasil, companheiro de labuta, olha para mim e, apenas no gestual, faz menção ao cartaz colado à parede. Quando vi a arte dei de ombros e cai no riso. O rapaz que nos atendia nada entendera, não imaginara o motivo do riso frouxo e quase descompensado. “ENTRADA RESTRITA SÓ A FUNCIONÁRIOS”. A ordem, certamente, é que permaneçam de fora! Essa foi a pérola que me inspirou a escrever o centésimo primeiro desses despretensiosos contos que muito me aprazem. 
Fui, então, à cata de algo similar e encontrei – como encontrei – placas, anúncios, faixas e faixadas de casas, muros, postes, lojas, becos, ruas, vielas e rodovias. Encontra-se de tudo em pérolas que ferem de morte a bela e rica língua portuguesa. Confiram comigo: VERDURA CEM AGROTOXIO – Haja veneno a começar pela quantidade; FAVOR NÃO DEXAR OBIGETOS NO CORREDOR – Extremamente abjeto; ATEÇÃO: REDUZA A VELOCIDADE – Pura falta de atenção; CEJA BEM VINDO E ESPRIMENTE A LINGUIÇA – Não experimente nem que seja à força; MANICURE: FAÇA PÉ E MÃO E GANHE UMA SOBRANCELHA – Haja bisturi; EXPLORAÇÃO SEXUAL E TRÁFEGO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES SÃO CRIMES. DENUNCIE JÁ! – O defeito está no código de trânsito; PRESIZA-SE DE PEDREIRO E AJUDANTE – E de uma gramática também; BATATA 4,00; SEBOLA 1,50; MÉU 4,00; MELANSIA 3,00 – A cebola me faz chorar, o mel é falso e a melancia azeda; TEMOS SORVETE E PICOLÉ PREMEADO – Dia 30 de fevereiro, sai prêmio; ESTUFAMO TODO TIPO DE BANCO DE VIA TURA - I KADEIRAS – Vai estufar assim lá em casa; SER MOÇA É FACIO DE FÍCIO É SER VIGE - É difícil, e como; NÃO NOS RESPONSABELISAMOS POR QUALQUER ACIDENTE –Incidentes acontecem até na língua; PROMOÇÃO: HOT DOG; X TUDO; X BANCON; X ERGUES; X BURGUER; HAMBURGUER; CREME DE FRANGO; CREME - MISTO – Ergue-se a bandeira contra a indigestão; Lanchonete 2 Irmões – Essa sociedade vai mal; VEREFIQUE OS FREIOS – E um dicionário pra viagem; PREFEITURA DE PORTO VELHO: MAIS UMA OBRA PARA VOÇÊ – Ninguém vê; EVITE UMA CONFUSSÃO. NÃO COLOCAR LIXO NEM ENTULIO – Nem Túlio nem ninguém; BARBE ARIA DO ABEL – Errou na barba e cabelo; O RECIFE PEDIU. A PREFEITURA ESTÁ COMPRINDO – Quem não pediu, pida. E que Deus nos pôtreja!

2 comentários :

  1. E por trás de um supermercado o aviso: "PROIBIDO COLOCA LIXO AQUI". Quer dizer que só esse Liberaldo pode?! Se eu quiser COLOCAR não vou ser permitido?!

    ResponderExcluir