sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Demos Tênis...

Caruaru vivia uma efervescência política com a redemocratização do Brasil, após o Golpe de 64. O PCB criara, então, seu primeiro diretório municipal, em 1987. O episódio que aqui passarei a explorar me foi relatado pelo jornalista, escritor, militante e amigo Roberto Numeriano. A esquerda carecia mostrar a cara pelos brasis afora e aquele diretório decidiu numa assembleia que concorreria às próximas eleições proporcionais, no município. Seria uma oportunidade de ter um seu representante na Câmara Municipal de Caruaru - Casa Jornalista José Carlos Florêncio, a maior casa legislativa municipal do interior de Pernambuco.
Dentre os membros filiados ao Partido Comunista Brasileiro estava Demóstenes Félix que, por sua atuação na comunidade, era um dos fortes candidatos da legenda, pleiteando um mandato parlamentar naquela Casa Legislativa. Tempo de eleições, haja promessas e favorecimentos por parte das legendas mais *robustas (*adjetivo que uso para não aviltar interesses). Cada dia que passava aumentava a especulação e o valor do voto lembrando que vivíamos em plena democracia e o eleitor era soberano na urna já naqueles tempos. Mas o nosso Demóstenes não arredava o pé da campanha, deixasse que a compra de votos corresse solta, tinha compromisso com a sigla pecebista e aquilo era o que interessara.
É aí que se dá o inusitado, segundo a versão do amigo/irmão Numeriano. Certa manhã, aproximado o dia do pleito, um gari encosta-se a uma loja e aguarda como se fora o primeiro da fila. Um amigo, também gari, o interpela indagando o que fizera àquela hora, parado, em frente à loja de materiais esportivos. A explicação vem a galope:
- Tô guardando meu lugar, parceiro.
- Guardando lugar pra quê, rapaz?
- Oxe! Tais sabendo não? O candidato tá dando tênis!
- Não, tô sabendo não?
- Menino, lê a praça, lê a praca!
O amigo olha atento, lê e continua sem entender qual era a do companheiro:
- E daí. O que tem a placa com tua espera? E, depois, nem fila existe!
- Home, tá escrito: “Demos Tênis e Material Esportivo”.
O amigo saiu dando risada do que presenciara. À placa luminosa havia o seguinte letreiro:
“Demóstenes Materiais Esportivos”.

Nenhum comentário :

Postar um comentário