terça-feira, 5 de agosto de 2014

“Malthusianismo”

É feriado no torrão Paraíba! À tardinha caio em minha rede para uma reflexão acerca da vida minha e das vidas no planeta Terra. Água é tema recorrente em minhas conversas com quem quer que seja. Aliás, quando falo de água, entendam escassez! Numa divagação lembro-me de alguém me interceptando, em Campina Grande, na Maciel Pinheiro – para meu espanto e alegria – cobrando assuntos só relativos à cultura, setor ao qual estou umbilicalmente atrelado. Explico, solícito, que nos meus poucos escritos tenho sempre a cultura em pauta. Transformando o ambiente natural, que nos rodeia e abriga, estamos produzindo cultura, digo.
Quando o homem descobriu o fogo, por exemplo, produziu cultura transformando elementos naturais em seu benefício. Assim se fez com a cerca que aprisionava sua caça, demarcava território. Juntava pau e pedra produzindo armas, inventava tapumes de folhas em cavernas para abrigo e requintava seu banquete com a utilização de instrumentos que facilitavam o manuseio dos alimentos. E discorri um pouco mais sobre cultura até chegar na água, na escassez, no agronegócio e agricultura familiar, sem esquecer de citar Tomas Robert Malthus, economista e demógrafo inglês, cuja teoria “Malthusianismo” inaugurou a discussão sobre crescimento populacional e fome, temas inter-relacionados.

O transeunte acenou afirmativamente, deixando-me à vontade para avançar no tema. Então lembrou dos seus tempos de escola quando leu sobre a previsão de Malthus sobre o crescimento populacional em progressão geométrica, e do crescimento da oferta de alimentos em progressão aritmética. Aproveitei pra voltar à cultura e falar da açudagem represando água para o consumo humano, em todos os seus matizes, e para a produção de alimentos que deságua no agronegócio e agricultura familiar sem antes, porém, não transformarem o habitat natural a que me referi lá no início da nossa conversa. Ao contrário do que muitos pensam, falar de cultura é falar de credo, costume, festa, vida.
Água e escassez também!

Nenhum comentário :

Postar um comentário