terça-feira, 10 de junho de 2014

Belas mentiras

Seu Flaviano era um senhor de seus sessenta e poucos anos a quem rendíamos o respeito que a idade e os bons costumes recomendam. Homem vivido, herói de guerras, lutas travadas em trincheiras de além-mar. Assim o conhecíamos e admirávamos. Aquele negro alto, fisionomia fechada se apresentava sempre sem camisas, usando calças arregaçadas e dobradas no cós, um barrigão e a careca debaixo de um chapéu surrado, formavam o perfil daquele tipo.

Bastava o sol descer por trás dos coqueirais de Tejipió, nos arredores de Recife, e a turma se achegava no terreiro da sua casa. Lá estava seu Flaviano em sua espreguiçadeira, cachimbo fumegante, fumaça em espiral, deitando falação. Um por um prestamos atenção em todos os detalhes daquelas conversas. Só era interrompido quando dona Severina, sua mãe – já muito velha, cega, filha de escravos −, o advertia sobre os exageros. Nada havia de verdade, mas belas mentiras nos ditos de seu Flaviano. E quando ele notava um olhar duvidoso nos presentes, levantava, se desfazia do cachimbo e advertia: “Tão pensando que é mentira?”, e sentenciava: “Sumam, nunca mais me apareçam!”.

Ao contrário do que muitos pensam, éramos todos crianças, todavia sabíamos que nada havia de verdade naquilo que ele nos contava, recontava e reinventava. Eram pérolas saídas daquela boca entortada pelo velho cachimbo guardado – bem me lembro – nas frestas das paredes nuas daquela casinha simples que o abrigava. Muitos pensam ao contrário, seu Flaviano não disfarçava tão bem quanto mentia!

3 comentários :

  1. Seja bem vindo Carlos! Os seus textos - amenos - cheio de elegantes passagens, lições de vida e amenidades profundas, nos enebriam, alegram e satisfazem o amago muitas vezes definhado pela sobriedade da vida.

    Rau Ferreira

    ResponderExcluir
  2. "Ao contrário do que muitos pensam, muitos pensam ao contrário" e, depois de incorporar em minha vida os trocadilho tipo esse, de Jésus Rocha, segundo me consta, eis que meu amigo-irmão Carlos Almeida o transforma em título e lema de blog. Parabéns! Ávida é a vida que redunda na reflexão e a reflexão redunda em vida ávida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao contrário do que muitos pensam, muitos pensam ao contrário. Esse com certeza será lema de grandes textos reflexivos. Parabéns Carlos.

      Excluir